sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Grilagem de Documentos - Oficina de Diplomática e Tipologia Documental


Um breve resumo de nossa Oficina sobre Grilagem de Documentos na Semana Universitária da Unb que aconteceu no dia 07/11/2014.

Blog Desvendando a Diplomática e prof. André Lopez
Nosso tema falava sobre a grilagem de terras e como acontece a falsificação do documento para que essa prática criminosa aconteça. 

Banner

Começamos pelo conceito de grilagem de terras e como e o porquê dessa prática. Em seguida contamos como acontece o processo de envelhecimento do documento, que consiste em colocar o contrato de cessão de terras dentro de uma caixa com grilos para que os excrementos do inseto seja liberado e assim envelheça o papel dando um aspecto amarelado e assim fica o mais verossímil possível. 

Ao final da oficina mostramos as marcas de validação que um contrato de cessão de terras que hoje são atualmente falsificados com as tecnologias. Também comentamos sobre a legislação que pune com prisão e multa essa prática. Mostramos para as pessoas que assistiram a apresentação dois documentos que primeiramente seriam verdadeiros, mas ao final da análise desse documento as pessoas perceberam que os documentos eram falsos.  

Como lembrança dessa oficina entregamos um imã de geladeira com o tema de nossa oficina.  


Nenhum comentário: