sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Atividade Identificação dos elementos internos e externos no documento MCE Byte Viagens Virtuais - 12/09




Atividade desenvolvida pelas alunas Ana Carolina, Maria Carolina, Rafaela de Souza e Valéria Silva. 

Nossa atividade da semana tem como base o no texto DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística). 

Os elementos internos de um documento são considerados todos os componentes de sua composição intelectual: o modo de apresentação do conteúdo do documento, ou as partes que determinam  o teor do conjunto documental. 

Duranti em seu texto traz que os elementos externos do documento são aqueles que constituem o caráter material do documento e sua aparência. 

Com base no exposto acima, o grupo Desvendando a Diplomática, identificou no documento "Ficha Funcional" os seguintes elementos: 

Elementos externos:

1. Suporte: é o material que registra a informação. No exemplo: suporte papel. 
2. Escrita: relacionada com o layout, parágrafos, formatação. No exemplo pode-se notar que contém os dados característicos de uma ficha. Não possui divisão em parágrafos, mas sim em campos para preechimento. 
3. Linguagem: dever ser de fácil entendimento pela grande maioria das pessoas que irão ter contato com o documento. Notamos que a linguagem utilizada nesse documento é clara e de fácil entendimento. Utiliza uma linguagem formal. 
4. Sinais de validação: marcas que caracterizam que o documento é oficial e original do respectivo órgão/empresa ou instituição. No exemplo notamos que existe a logomarca da empresa com o endereço completo e um campo para a colocação da foto da pessoa que pertence a ficha funcional. 
5. Gênero: Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005, p. 99) gênero documental é a reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais , particularmente o suporte e o formato. No exemplo o gênero documental é o textual.   
6. Formato: Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005, p. 94) formato é o conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo do documento. Folha A4 avulsa. Dimensões 210X297mm. 
7. Forma: original. 

Elementos internos:

1. Nome do documento: ficha de cadastro funcional.
2. Denominação da espécie: ficha funcional. 
3. Produtor do documento: pessoa/empresa ou instituição responsável por criar o documento para fim administrativo. No exemplo o produtor do documento é a empresa MCE Byte viagens virtuais.
4. Receptor do documento: pessoa/empresa ou instituição a qual se destina o documento. No exemplo a própria empresa MCE Bute viagens virtuais.
5. Trâmite: caminhos que o documento realiza dentro e fora da empresa. No caso de uma ficha funcional, esta nasce no momento em que o funcionário é contratado. Caso ele seja demitido ou se aposente, esse documento é usado para comprovar direitos de trabalho. 
6. Função administrativa: auxiliar nas decisões que são tomadas no cotidiano da empresa, como registro de férias, abonos, horários especiais de trabalho etc. 
7. Função arquivística: como já citado anteriormente, esse documento prova as atividades de um funcionário ao longo da vida funcional dele, e em caso de demissão ou aposentadoria, prova que ele trabalhou na empresa e possui direitos trabalhista.

Nenhum comentário: