sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Atividade Fluxograma do Documento MCEbyte - 10/10

O fluxograma pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo. Ilustra de forma descomplicada a transição de informações entre elementos que o compõem, isto é, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para  sua realização, a distância que os documentos percorrem, quais as pessoas que estão realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo. Um fluxograma é, geralmente, construído com a ajuda de figuras geométricas normalizadas e setas unindo essas figuras. 

Como característica importante dentro de um instituição podemos destacar que por meio dos fluxogramas é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa e também compreender o próprio caminho que um documento faz até sua chegada ao arquivo, ou seja, por meio do fluxograma pode-se representar o percurso ou caminho percorrido por um documento nos vários departamento da instituição, bem como o tratamento que cada um vai receber em cada fase. 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma 

Tendo como base a explicação e a palestra ministrada pelo Luiz na aula do dia 10/10/2014, nossa atividade para esse post  foi desenvolver o fluxograma de um documento  da MCEbyte Viagens Virtuais. Para tanto, usaremos o programa BizAgi apresentado na aula para mapear a 2ª via da nota fiscal de venda ao consumidor:

Atividade desenvolvida pelas alunas Ana Carolina, Maria Carolina, Rafaela de Souza e Valéria Colletti. 
Detalhamento dos passos:

1. Vontade do Cliente: O processo se inicia quando o cliente procura informações sobre viagens em agências.
2. Escolha da agência de viagem: O cliente escolhe a agência de viagem que irá fornecer o serviço que procura. Nesse momento o cliente deve tomar uma decisão, escolher a agência pelo preço; ou por uma indicação; ou pela qualidade dos serviços prestados. 
3. Fechamento do pacote de viagem: O cliente escolheu o pacote de viagem desejado e a forma de pagamento.
4. Contrato de viagem: Após fechamento do pacote de viagem é gerado o documento "contrato" entre as partes.
5. Efetuação do pagamento: O cliente efetua o pagamento de acordo com a forma prevista no contrato.
6. 1a via da nota fiscal de venda: gerada a 1a via da nota fiscal de venda ao consumidor que permanece com a agência de viagem.
7. Cópia da 1a via (2a via da nota fiscal de venda): gerada a cópia da 1a via da nota fiscal de venda ao consumidor que será entregue ao cliente.
8. Viagem: O cliente usufrui do produto desejado.
9. Satisfação do cliente. 

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