sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Analisando um caso de autenticidade e veracidade.




Atividade desenvolvida pelas alunas Ana Carolina, Maria Carolina, Rafaela Souza e Valéria Colletti.

Nessa postagem nos basearemos no texto de Daniella Larcher (acesse aquiconforme atividade proposta, Autencidade/veracidade, no blog Diplomática e Tipologia do professor André Lopez.

Então vamos analisar o seguinte caso:

Uma instituição judiciária está com o projeto de digitalização de livros que possuem registrados os andamentos de processos antigos. Esse projeto tem como objetivo disponibilizar as imagens na internet e na intranet da instituição, para que pesquisadores e cidadãos possam fazer consulta sem a necessidade de solicitar o uso dos livros originais, preservando-os assim de maiores deteriorações.
Como a digitalização é realizada em registros bastante antigos, algumas informações são de difícil compreensão devido a forma da escrita, ou seja, a letra de quem as escreveu e por não possuir informação completa. Essas faltas de informações podem ser supridas, segundo servidores da instituição, por registros de dados em Atas de Julgamento.
 Na prática de consulta às Atas de Julgamento as informações nem sempre conferem com os livros ou não existem nele e mesmo assim são usadas no campo de indexação das imagens de tais livros scaneados.
O fato de colocar informações diferentes fere o principio da autenticidade e veracidade do documento?


Um comentário:

Unknown disse...

Ao inserir dados que não correspondem aos dados reais o princípio da veracidade é comprometido apesar de não comprometer a autenticidade (o documento continua sendo o mesmo) ele deixa de ser genuíno.