sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Oficina de Diplomática e Tipologia Documental - Grilagem de Documentos

   A Arquivologia está presente em nosso cotidiano mais do que as pessoas podem imaginar. Podemos encontrar a Arquivologia quando recebemos uma encomenda pelos correios (Correio diplomático), ou ainda quando tiramos uma fotografia (Desvendando a fotografia), também quando vamos viajar e tirar o passaporte (Vistos e sinais de validação em passaportes), quando entramos na faculdade (De arquivista e louco, todo mundo tem um pouco) e até quando vamos comprar um terreno.

Crédito da imagem: http://prosaepolitica.com.br
Autor: Anne Warth e Fausto Macedo
    Mas como assim, comprar um terreno? Bom, muitas pessoas na ânsia de comprarem o tão sonhado terreno para sua casa acabam caindo no golpe chamado Grilagem de terras. Mas você deve estar pensando: "O que a Arquivologia e a Diplomática têm relação com esse assunto?"
    Na oficina "Grilagem de Documentos" mostramos a relação entre a falsificação de documentos que são usados para essa prática criminosa de grilagem de terras.
      O objetivo desse post é tratar a grilagem de terra desde sua concepção histórica com a grilagem de documentos ao que conhecemos nos dias de hoje. Como um dos ramos da Arquivologia, a Diplomática tem como foco identificar as marcas de autenticidade (se o documento foi emitido pela órgão competente) e veracidade (se as informação que estão no documento são verdadeiras) de um termo de cessão de direitos, documento esse, usado para a concessão temporária de terras.
    Grilagem é definido como a apropriação indevida de terras públicas, por meio da falsificação de documentos. A especulação imobiliária, a venda de recursos naturais do local (madeira), lavagem de dinheiro e captação de recursos financeiros são uns dos motivos para essa prática criminosa. 

Banner da oficina.
      A grilagem no Brasil tem suas raízes no período colonial. Na época a Coroa Portuguesa doava terras a quem estivesse disposto a colonizá-las. Depois da Independência do Brasil proliferaram-se no país as posses, pequenas glebas de terras de onde as famílias tiravam seu sustento. Junto a esses agricultores rurais - também conhecidos como posseiros -, surgiram os grileiros. Grileiros são àquelas pessoas de má-fé que, com títulos de terras falsificadas, expulsavam os posseiros e formavam imensas propriedades, os latifúndios.
     O termo grilagem surgiu por meio da prática antiga de envelhecer documentos forjados para conseguir a posse de determinada área de terra. Os papéis falsificados eram colocados em uma caixa com grilos. Com o passar do tempo a ação natural dos insetos, seus excrementos, dava ao documento uma aparência envelhecida. Assim como na prática com grilos, a ocupação ilegal de terras públicas continua fundamentada no esforço para fazer documentos falsos parecerem verdadeiros. Atualmente artifícios mais sofisticados substituem a ação dos grilos. Com o registro no cartório de títulos de imóveis, o grileiro repete o mesmo procedimento nos órgãos fundiários do governo (INCRA, na esfera federal; e órgãos de controle estaduais) e perante à Receita Federal. Por meio do cruzamento de registros, os grileiros tentam dar uma aparência legal ao documento.
     A essa altura você deve estar se perguntando qual é esse documento? O termo de cessão de direitos, documento usado para dar a posse temporária ao dono da terra, deve possuir marcas de autenticidade, como carimbos e timbre do estado a que corresponde o cartório onde o termo foi firmado e assinatura do escrevente autorizado, nomeado pelo oficial registrador do ofício. O escrevente autorizado é que confere ao documento fé pública e validade ao documento, até que se prove o contrário, caso o documento seja falsificado. 

Documento usado exclusivamente para fins acadêmicos. 

Além das marcas de autenticidade e veracidade, na compra de um terreno ou imóvel deve-se atentar a quem pertence de fato o terreno e/ou o imóvel. Os grileiros se aproveitam da ignorância e humildade das pessoas para fazerem acreditar que eles são realmente donos do terreno ou imóvel. Eles então falsificam o termo de cessão de direitos e prometem a regularização da terra. É dever do comprador procurar saber a origem do imóvel, com consulta à Terracap, ao IBRAM - Instituto Brasília Ambiental, a certidão de ônus, demais órgãos de fiscalização e ao própria cartório que de fé ao documento.
A Delegacia Especializada do Meio Ambiente - DEMA, criada no ano de 1998 é o órgão que deve ser procurado em casos de grilagem de terras. Toda e qualquer suspeita ou denúncia sobre essa prática criminosa deve e pode ser denunciada pessoalmente ou pelo telefone Dique-silêncio 190.

Viu como a Arquivologia está presente em nossas vidas e o trabalho do arquivista na identificação dos sinais de validação do documento é essencial?!

Lembrança da oficina- ímãs personalizados.

Blog Desvendando a Diplomática e prof. André Ancona Lopez na apresentação das oficinas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mapa Mental



Elaboração própria Blog Desvendando a Diplomática

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Arquivo Morto no Rio de Janeiro


Flagrante do arquivo de prontuários e documentos do Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

E ainda tem gente que diz que o arquivista é dispensável.

Crédito imagem: https://www.facebook.com

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Grilagem de Documentos - Oficina de Diplomática e Tipologia Documental


Um breve resumo de nossa Oficina sobre Grilagem de Documentos na Semana Universitária da Unb que aconteceu no dia 07/11/2014.

Blog Desvendando a Diplomática e prof. André Lopez
Nosso tema falava sobre a grilagem de terras e como acontece a falsificação do documento para que essa prática criminosa aconteça. 

Banner

Começamos pelo conceito de grilagem de terras e como e o porquê dessa prática. Em seguida contamos como acontece o processo de envelhecimento do documento, que consiste em colocar o contrato de cessão de terras dentro de uma caixa com grilos para que os excrementos do inseto seja liberado e assim envelheça o papel dando um aspecto amarelado e assim fica o mais verossímil possível. 

Ao final da oficina mostramos as marcas de validação que um contrato de cessão de terras que hoje são atualmente falsificados com as tecnologias. Também comentamos sobre a legislação que pune com prisão e multa essa prática. Mostramos para as pessoas que assistiram a apresentação dois documentos que primeiramente seriam verdadeiros, mas ao final da análise desse documento as pessoas perceberam que os documentos eram falsos.  

Como lembrança dessa oficina entregamos um imã de geladeira com o tema de nossa oficina.  


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Prática de grilagem de terras no DF dá trabalho às autoridades

Morro da Cruz, em São Sebastião: área foi desmatada e já tem piquetes para o parcelamento
 irregular do solo.  
Crédito imagem: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/11/10/interna_cidadesdf,456798/
parcelamento-irregular-do-solo-causa-transtornos-em-todo-o-df.shtml
Parcelamento irregular do solo causa transtornos em todo o DF

A grilagem no Distrito Federal não escolhe endereço. A prática ilegal se confunde com a história de Brasília e se tornou recorrente em áreas consolidadas e naquelas que resistiram à ocupação irregular. Nem mesmo as ações de fiscalização do governo conseguem impedir novas construções em diversas cidades. Levantamento da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSPDF) aponta que, de janeiro até agora, foram registradas 29 ocorrências de parcelamento irregular do solo, sendo 12 em flagrantes que resultaram em prisão. Ao todo, 103 pessoas foram detidas pelo crime. Os casos ocorreram em mais de 10 regiões administrativas e com histórico de invasão de terras.

A reportagem completa você encontra AQUI

sábado, 8 de novembro de 2014

Oficina Grilagem de Documentos


Ontem, 07/11/2014, aconteceu no ICC Norte da UnB Campus Darcy Ribeiro a Oficina sobre Grilagem de Documentos. 

Blog Desvendando a Diplomática e o prof. André Lopez
Foi uma experiência muito enriquecedora para o nosso grupo. Além da exposição sobre o nosso tema Grilagem, tivemos a oportunidade de passear pelas oficinas de nossos colegas e conhecer sobre vários temas como quais os documentos que acumulamos durante e depois de nossa graduação, sobre o processo de formação de um B.O (Boletim de Ocorrência), sobre os vários termos e conceitos que são usados na Arquivologia e outros. 

Obrigada meninas pelo trabalho que fizemos. 

E...parabéns :)

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Oficina de Diplomática e Tipologia Documental na Semana Universitária


É amanhã pessoal a nossa oficina sobre Grilagem de Documentos!

07/11/2014 no ICC Norte à partir das 19h.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Documentos de pessoas mortas são usados em processo de grilagem de terras


Documentos de 6 pessoas mortas são usados em processo de grilagem de terras em Guarapari/ES

Crédito imagem: http://gazetaonline.globo.com
O caso foi denunciado à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) e ao Juízo da Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual e Municipal de Registros Públicos e Meio Ambiente de Guarapari. Uma decisão judicial bloqueou a matrícula do imóvel para que as escrituras não fossem averbadas (registradas).

Doze escrituras foram feitas entre 2012 e 2013. Os documentos foram produzidos a partir de duas procurações particulares concedidas pelos herdeiros em 1989 e 1994 ao antigo advogado. O problema é que dos dez herdeiros, seis já estavam mortos – alguns há mais de uma década – quando foram feitos os documentos de venda das terras.


Uma situação que revolta Paulo Barcelos, filho de um dos proprietários da terra. “Vendeu as áreas sem prestar qualquer tipo de esclarecimento ou pagamento, com documentos de pessoas falecidas há 12 anos”, desabafa.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Grilagem de terras em São Sebastião/DF

Polícia do DF prende 16 suspeitos de grilagem de terras em São Sebastião no DF

Reportagem completa AQUI

domingo, 2 de novembro de 2014

Invadindo a Semana Universitária UnB


Invadindo a Semana Universitária da UnB, como assim?

Isso mesmo, você não ouviu errado. Invasão.

Crédito imagem: https://sandromeira12.wordpress.com/2012/03/05

No dia 07/11/2014 a partir das 19h o Blog Desvendando a Diplomática irá invadir a Semana Universitária. Muitos eventos estarão acontecendo nesse dia, e a Oficina de Diplomática e Tipologia Documental, na figura desse Blog, estará apresentando o tema Grilagem de Documentos.

Ficou curioso, então esperamos que você possa nos prestigiar com sua presença. Não deixe de dar uma passadinha pelo ICC Norte.